top of page
  • Foto do escritorDaniel Santos

Energia fotovoltaica residencial: como fazer um projeto?

Atualizado: 5 de dez. de 2022

Que a energia fotovoltaica residencial se tornou uma excelente alternativa para reduzir gastos com energia das distribuidoras, ninguém mais tem dúvidas. O próprio mercado de energia solar cresce anualmente com ótimos desempenhos.


O número de fornecedoras de kit de energia solar cresce e os maiores bancos brasileiros oferecem linhas de financiamento para projetos fotovoltaicos com condições muito atraentes.


Ou seja, o cenário está perfeito, mas por onde começar? Um projeto fotovoltaico parece complicado demais para você?


Talvez as placas solares, sendo equipamentos de alta tecnologia, transmitam a ideia de que criar um sistema para energia solar é uma tarefa complexa. Porém, ele é simples nas mãos certas.


Vamos falar das grandes etapas de um projeto fotovoltaico para você decidir com mais segurança!



placas solares no telhado da casa gerando energia
Energia Fotovoltaica Residencial

1 - SIMULAÇÃO DO PROJETO DE ENERGIA SOLAR

Esse deve ser o primeiro passo para quem quer colocar energia solar em casa: fazer uma simulação fotovoltaica com uma empresa especializada no setor que vai coletar as primeiras informações.

  • O consumo histórico da residência;

  • A demanda atual, baseada nos equipamentos e moradores;

  • O consumo sazonal (férias);

  • Fatos que podem afetar o consumo (novos moradores, mais aparelhos; iniciar um negócio em casa).

Nesse momento, você conhecerá os tipos de placas solares existentes e os números de potencial de geração e economia de energia vão começar a surgir.

2 - ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA

É a visita de campo que a empresa de painéis solares faz para complementar a simulação com mais dados, tais como:

  • Dimensões da área a ser abastecida com energia solar;

  • Espaços disponíveis para montar as placas solares e acessibilidade;

  • Características da rede externa de distribuição de energia.

Com esse estudo, é possível decidir se a instalação fotovoltaica é tecnicamente viável e se entregará os resultados esperados.

3 - DIMENSIONAMENTO DO SISTEMA DE ENERGIA SOLAR

De posse de todos os dados coletados na simulação e na vista técnica de viabilidade, o consultor de energia solar começará a desenvolver o projeto completo com as definições mais importantes:

  • Número total de painéis solares necessários para a geração energética pretendida;

  • Especificações dos demais componentes (inversor solar, medidor fotovoltaico, cabeamento e outros);

  • Se será preciso fazer obras no local de instalação, tanto para as placas fotovoltaicas quanto para os demais componentes (elas correrão por conta do cliente).

Antes da aprovação do cliente, nessa etapa vai ocorrer um evento essencial: a análise da empresa de energia local, homologando o projeto para que possa ser executado.

4 - INSTALAÇÃO E TESTES DO SISTEMA DE ENERGIA SOLAR

Chegou a hora de construir o sistema de energia solar na sua casa! Nessa etapa, são executados os serviços de montagem do suporte da placas, instalá-las no suporte, fazer as conexões entre componentes e todos os testes necessários.


O tempo de instalação de um kit de energia solar residencial varia entre 2 e 5 dias, dependendo das condições de acessibilidade que foram vistas durante o projeto fotovoltaico.

5 - VISTORIA E APROVAÇÃO FINAL

Por fim, e tão importante quanto as etapas anteriores, a concessionária de energia deve vistoriar as instalações fisicamente e emitir um documento de conformidade do sistema fotovoltaico com o que foi aprovado no projeto e com as regulamentações técnicas dela.


Após a aprovação, o sistema de energia solar estará apto a produzir a economia energética que você e sua família esperam!

A ESCOLHA DA PARCERIA EM ENERGIA SOLAR É FUNDAMENTAL

Como podemos ver, projetar e instalar energia solar residencial é um processo que exige cuidados com as decisões técnicas, sobre como o sistema funcionará para atingir as metas de geração e de economia energética.


É fundamental contar com uma empresa fotovoltaica em São Paulo qualificada e experiente e confiar nas análises feitas por seus profissionais.


Na Implasolar , você tem atendimento especializado para instalar energia solar na sua residência com foco nas suas necessidades e expectativas.


O resultado será um investimento justo, com desempenho alinhado com as necessidades, garantindo redução de gastos com energia e mais qualidade de vida para sua família e o planeta!

10 visualizações0 comentário
bottom of page