Porque usar o WMS?

Muitas empresas se perguntam, porque usar o WMS? Primeiramente, apesar de estar ganhando terreno nos centros de distribuição das empresas, até mesmo das médias e pequenas, alguns ainda tem dúvidas sobre a real contribuição que um sistema WMS pode trazer para a empresa.

Dessa forma, começaremos detalhando o que é um sistema WMS, porque ele é importante e se esse é o momento de implementar um projeto desse porte na sua empresa.

Por último, mencionaremos alguns cuidados que todo gestor da área de Logística deve levar em consideração, na hora de escolher dentre as muitas opções de soluções existentes no mercado.

O que é um WMS na Prática?

Em primeiro lugar, a sigla WMS vem do inglês, Warehouse Management System, que quer dizer Sistema de Gestão do Armazém.

Sendo assim, em momentos em que precisamos cada vez mais ter acesso a informações precisas e de forma rápida e confiável, o WMS é uma ferramenta que facilita esse apoio à gestão em um Centro de Distribuição.

Por outro lado, o software te possibilita também automatizar toda a cadeia, coletando o máximo de dados para que tenha as informações necessárias para tomar as decisões estratégicas corretas.

Além disso, o WMS te permite, mais para frente vai entender como, ter uma visão geral da sua cadeia de suprimentos, desde que utilize corretamente as suas funcionalidades.

Logo, para obter uma eficiência ainda maior, você pode integrar o seu sistema ERP, sistema de informação que interliga todos os dados e processos de uma organização, com o WMS. Assim, você terá uma maior confiabilidade e integração dos dados, para assegurar uma visão estratégica do seu negócio.

Em suma, para expandir um pouco esse conceito, vamos ver algumas funcionalidades importantes que um sistema WMS traz.

Funcionalidades-Chaves de um WMS

As principais funcionalidades de um sistema WMS, respondendo a pergunta do porque usar um WMS, são:

  • Otimização do Processo de Armazenagem
  • Agilidade do Recebimento
  • Gestão do Inventário
  • Preparação e Expedição de Pedidos
  • Visão Geral e Controle das Atividades

Otimização do Processo de Armazenagem

O sistema permite que você gerencia e otimize todas as atividades do centro de distribuição, desde a armazenagem em si, como a rastreabilidade dos produtos, principalmente aqueles com datas de validade e a preparação dos pedidos, desde a movimentação dos paletes pelas empilhadeiras até a separação. Sendo este um dos motivos do porque usar WMS.

Quando os números do WMS são analisados juntamente com os números da telemetria das empilhadeiras, os ganhos de eficiência e produtividade são enormes.

Agilidade do Recebimento

O WMS irá possibilitar e automatizar tanto a chegada de mercadorias quanto outros fluxos de entrada, como de materiais e devoluções na logística reversa. Logo, também facilitará as atividades de estocagem e armazenagem, através da alocação inteligente dos espaços.

Gestão do Inventário

Você será capaz de otimizar, ou até mesmo reduzir o volume de estoque, reduzindo custos e working capital. Por outro lado, no caso de produtos com data de validade, poderá fornecer produtos mais frescos e melhores aumentando a percepção e satisfação dos clientes.

O WMS permitirá que você tenha conhecimento do seu estoque em tempo real, além de otimizar ao máximo o espaço e diminuir os tempos de viagem durante o manuseio.

Além disso, a ferramenta também facilita o processo de inventário que muitas vezes é longa, exaustiva e com uso intensivo de recursos.

Separação de pedidos controlada pelo sistema WMS dentro de um armazém, sobre porque usar o WMS.
Separação de pedidos controlados pelo WMS

Preparação e Expedição de Pedidos

O software irá escolher as melhores opções de picking, de acordo com os parâmetros configurados o que garantirá uma maior eficiência da operação, com menor custo e tempo e otimizando o processo desde o processamento do pedido até a sua expedição.

Visão Geral e Controle das Atividades

O sistema WMS fornece indicadores e dados estatísticos para quem acompanhe e monitore o funcionamento das atividades, te dando assim uma visão geral dos gargalos e pontos ineficientes da operação como um todo, podendo agir com maior precisão e assim gerando um maior nível de serviço ao cliente, graças a uma operação rápida e eficiente.

Como já consegue ver, existem inúmeras vantagens de se buscar uma otimização dos processos como um todo, através da implementação de um sistema WMS. Vamos detalhar um pouco mais, os seus benefícios pois isso é o que definirá a sua escolha tanto pela implementação ou não, quanto pela escolha de um bom parceiro para esse projeto.

Quais os Reais Benefícios da Implementação de um WMS?

Na prática, porque usar um WMS? Primeiro que o WMS, como olha para todos os componentes, desde a entrada das mercadorias até a expedição dos pedidos, ele ajuda a otimizar a sua gestão.

Então, vamos elencar alguns dos seus principais benefícios, mas a ordem não significa ordem de importância, pois numa operação encadeada, entendemos que todas as etapas têm igual importância e podem igualmente impactar positiva ou negativamente na qualidade do serviço prestado.

Alguns benefícios importantes de implementar um WMS:

  • Simplicidade na gestão do Centro de Distribuição.
  • Facilidade na gestão do Inventário
  • Melhoria na preparação de Pedidos
  • Eficiência na Expedição

Simplicidade na gestão do Centro de Distribuição.

Pois a ferramenta garante a rastreabilidade dos produtos desde a sua entrada no armazém, até a sua expedição e tudo isso em tempo real.

A rastreabilidade dos produtos são fundamentais, desde produtos que tenham validade até a necessidade de se bloquear um lote, por exemplo, em caso de problemas de qualidade.

Facilidade na gestão do Inventário

Devido ao controle em tempo real das posições, bem como das regras de alocação e por data. Isso garante uma maior acurácia dos estoques, permitindo um menor nível do estoque de segurança, reduzindo os custos tanto de armazenagem como de working capital.

Melhoria na preparação de Pedidos

Graças à diminuição dos erros tanto de alocação dos paletes, como de picking, e diminuição do tempo tanto de deslocamento entre as etapas do processo quanto o tempo de espera.

Eficiência na Expedição e o Porque Usar o WMS

Como as tarefas administrativas são quase todas geridas pelo próprio sistema, há menor necessidade de pessoal na expedição e também a disponibilidade da informação é em tempo real.

Portanto, se o sistema WMS é uma ferramenta que contribui para a otimização dos processos no Centro de Distribuição, seja pela sua automação ou disponibilidade de informações em tempo real, ter um WMS facilita o manuseio dos produtos, aumenta a produtividade e reduz os custos do armazém.

Cuidados a Serem Tomados ao Implementar um WMS

Já respondemos a pergunta do porque usar o WMS. No entanto, devemos lembrar que a ferramenta ela dá suporte à gestão e à decisão, através dos indicadores e confiabilidade das informações. E para isso, devemos estar atentos a alguns pontos.

  • assegure-se de ter escolhido um bom parceiro pois o ideal é que seja uma parceria de longa duração;
  • alinhe as expectativas com os principais stakeholders para que tenha o apoio de todos na Organização, principalmente durante a fase de transição;
  • invista tempo no change management para assegurar que a equipe receba bem as mudanças. A boa aceitação do time influenciará muito no sucesso da implementação;
  • as melhores práticas de armazenagem precisam ser implementadas antes da implementação do sistema. Assegure-se de fazer o trabalho de mudança de processos antes da implementação do sistema, para minimizar os impactos e a resistência na implementação do WMS.

Esperamos que tenha sucesso na sua implementação e entendido o porque usar o WMS e a sua importância na gestão logística da sua empresa.

Informe, compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

CAMPARTILHE E DESTAQUE-SE

Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin