O que é Marketing Social e Como Funciona na Prática

Marketing social é uma oportunidade, uma necessidade, onde algumas empresas e negócios podem se desenvolver com a promoção da sua marca frente a sociedade.

É de suma importância em um mercado competitivo a inovação, e perante aos seus concorrentes pode se tornar decisivo para a conquista e fidelização dessa clientela. 

Entretanto, é necessário que a empresa se aprimore sobre os seus consumidores através de diálogos interativos, alavancando ações concretas a fim de gerar mudanças sociais eficazes em sua clientela.

Se as poucas palavras acima já despertaram sua curiosidade sobre o marketing social, as suas vantagens e ferramentas, neste artigo você poderá encontrar todas as respostas que busca.

Aconselho comprar seguidor barato nas redes sociais para uma maior credibilidade e alavancar seu marketing social atingindo um maior número de usuários. 

Veremos como é possível agregar valor a sua marca diante dessa estratégia que é tão promissora.

Você poderá ver algumas dicas ao decorrer do artigo sobre o marketing social e como adotar uma campanha de marketing social para sua empresa também.

Recomendo desde já, a comprar seguidores barato para um maior engajamento da sua empresa ou negócio nas redes. 

O que é Marketing Social

De forma mercadológica o marketing social é uma ferramenta aplicável para conquistar novos clientes, fidelizar novos e antigos clientes, gerar mais aceitação no mercado, melhorando a imagem e visibilidade da sua empresa.

Analisando por um ponto de vista social,  você, como uma empresa, responsável por uma parte importante do mercado, pode ter mais influência e capital para fazer o bem do que indivíduos  em uma sociedade com ações isoladas e pequenas.

Quando se pensa em desenvolver uma campanha, projetos e ações de marketing social é pensado em promover consciência, sentimentos de bondade, empatia, humildade, amor ao próximo e tornando o mundo um lugar melhor de ser vivido, com menor ou nenhuma desigual.

Possa ser que você não ofereça o melhor preço do mercado, mas, se sua marca estiver vinculada a responsabilidade social, com aplicação do marketing social com certeza será vista de outra forma pelos consumidores que são mais exigentes e preocupados com a sociedade e com o mundo.

Responsabilidade social se torna um diferencial assertivo e competitivo para as empresas que querem permanecer e crescer no mercado.

Defendendo causas importantes, direcionadas aos valores do seu negócio, empresa e clientes com um bom desenvolvimento do marketing social, você conseguirá criar e fixar mais relacionamentos duradouros com os seus consumidores e clientes.

Marketing social pode ser definido como um conjunto de ações onde o objetivo é promover uma grande visibilidade de uma empresa, marca, negócio, serviço ou produto.

Palavra em inglês, que significa mercado, o verbo associado To Marketing é compreendido como comercializar. 

Logo podemos definir marketing comercialização dependendo das necessidades, exigências e busca do público para o que sua empresa quer vender. 

Partindo desse ponto, algumas ações são definidas e variam de acordo com os objetivos e características dos clientes que precisam ser atingidos.

Como o próprio nome já diz, marketing social é um conjunto de atitudes, ações, colocadas em prática por uma determinada empresa por causas sociais e não comerciais. 

Ao invés de manter o foco na venda dos serviços e produtos, ou na reputação da marca ela vai ganhar o mercado através de promoções de ideias e atitudes.

O marketing social é colocado em ação especialmente em órgãos públicos onde é necessário um maior apelo, conquista de uma coletividade.

As estratégias de marketing social normalmente estão relacionadas a empresa com o que venha a ser relevante para a sociedade englobando um todo. 

As principais são direcionadas a educação, transporte, saúde e outras necessidades básicas da sociedade. 

Respectivamente o marketing social tenta diminuir alguns problemas pontuais e envolvendo a população na sua causa. 

Tem a geração de benefícios importantes para uma comunidade.

Esse tipo de campanha somatiza em um retorno positivo para a empresa que faz a promoção das ações quando ela reforça o posicionamento positivo e os valores agregados a sua marca com uma melhor visão da imagem. 

Na prática o marketing social funciona como podemos verificar em algumas redes sociais, a mudança de cor nas imagens em movimentos específicos como o outubro rosa, novembro azul, mas seu alcance vai além dessa simples modificação.

Requer investimento para gerar um efeito positivo em sua clientela e nas pessoas da sociedade.

É necessário identificar o público-alvo ideal a ser atingido e segmentar para assim poder realizar pesquisas e compreensão do mercado, traçando as metas, criando um plano de marketing com especificação de objetivos claros, de fácil acesso e resultados mensuráveis. 

É preciso escolher a causa social em que a campanha da empresa irá trabalhar e se envolver. 

De forma que a campanha seja relevante ao público e estando de acordo com todos os valores que a empresa prega. 

Depois da campanha escolhida, é necessário de decidir qual a forma que a empresa vai pôr em prática promovendo a mudança. 

Quando a empresa está iniciando e pensa em fazer marketing social mas ainda não tem capacidade de pôr em prática ativamente naquela determinada causa, pode lançar mão do marketing de filantropia, que é definido como a doação para alguma entidade que realize o trabalho de fato.

Se a empresa já for ativa nesse ramo, e tem seus recursos próprios patrocinar projetos sociais pode ser uma boa sacada. 

Independente do jeito, o objetivo é o comprometimento com a causa e propor maneiras de modificações efetivas nelas. 

O trabalho deve ser divulgado de maneira sutil, para que não corra o risco de ser um empresa taxada como prepotente no mercado ativo. 

Lembre que o objetivo central é a associação de criar na mente dos seus clientes e sociedade a ideia de que a marca promove boas mudanças e merece seu valor destacado.

Vantagens Oferecidas do Marketing Social

O marketing social ajuda a sociedade e melhora a vida de pessoas como um todo, beneficiando também as empresas envolvidas. 

As empresas conseguem se beneficiar do marketing social, porque as ações de marketing social não apenas vão melhorar a imagem da marca como também vão gerar credibilidade, agregar valor ao produto ou serviços da empresa, aumentar a rentabilidade do negócio, mais exposição e visibilidade da marca.

A promoção da imagem ligada ao marketing social está na idéia de que nenhum ser humano fica feliz em ver outro ser sofrer, ou criancinhas doentes, bichos abandonados, meio ambiente destruído, idosos sendo maltratados, faz sentido para você? 

Acontece que muitas das vezes a sociedade sem auxílio, não tem força para modificar essas realidades e precisa mesmo da ideia de organizações e empresas com mais recursos disponíveis para cumprir os papéis sociais.

É por isso que as ações geram tanto engajamento positivo para as empresas. 

Ferramentas de Marketing Social

  • Definição de objetivo – Primeiro passo é a decisão do que você pretende atingir com o marketing social para a sua empresa. 
  • Estudo prévio de nicho (clientes) – Depois do objetivo definido, compreender qual o tipo de nicho que deseja atingir. Quem é o público-alvo, mais importante do que o objetivo estabelecido é saber quem precisa ser atingido por esta ferramenta.
  • Escolha de assunto- É necessário fazer um estudo sobre os assuntos sociais que vem levantando maiores polêmicas e precisam ser trabalhados para conscientização social.
  • Problemas sociais envolvidos- Descoberta do problema em si daquele assunto, o que faz com que aquelas atitudes ocorram, você deve descobrir o X da questão, perceber exatamente o problema dentro daquele assunto social que tem gerado tantos problemas.
  • Solução- A chave do problema encontra-se na solução. Qual é a solução para este problema, a solução deve ser apresentada na campanha de marketing, senão perde o contexto e sentido, de nada adiantará.
  • Mídias veiculadas- Onde vai ser veiculada a campanha de marketing social, definir se vai ser na televisão, rádio, internet, em todas as mídias.
  • Quais mídias o público alvo utiliza – É importantíssimo mas vale prestar atenção no seu orçamento para a campanha, de nada adianta pensar em anunciar onde o valor para investir é pequeno e mantiver um alcance menor.
  • Expectativa de resultados e cronograma- Traçar uma expectativa para os resultados, com um cronograma ou calendário. Torna-se interessante dividir os resultados em dois grupos: positivos para a empresa e também outro que seja positivo para a sociedade.
  •  Pessoas envolvidas -Pessoas que serão responsáveis por cada parte, cada etapa do marketing social da empresa. Definição das funções de cada participante
  • Plano de campanha e criação da propaganda- Criação do plano de campanha, onde terá  informações relevantes, do público-alvo, atribuições, orçamento até cronograma.
  • Após ter sua campanha estruturada e os elementos muito bem definidos, é necessário decidir qual ferramenta de marketing social utilizar para alavancar a imagem da empresa.

Ou seja, como a empresa será vista e irá aplicar os elementos no contexto da campanha:

Como citado anteriormente, o marketing de filantropia é aquele quando o conteúdo da empresa de apoia na doação que a empresa está fazendo a uma determinada unidade.

O marketing de campanhas sociais envolve comunicação de mensagens de cunho que interesse ao público em embalagem de alguns produtos, ou na organização da força de vendas com um percentual destinado a entidades.

O marketing de relacionamentos com base em ações sociais vem buscando aprimorar o público e a empresa, fazendo o uso do pessoal de vendas como base de guia para a clientela como usuários de serviços sociais. 

O marketing de promoção social do produto e da marca foca na geração de valor para o negócio, geralmente sendo adotado pela empresa que utiliza o nome de uma entidade.

Por fim o marketing de patrocínio dos projetos sociais onde nessa modalidade o patrocínio pode ser de terceiros, quanto próprio no qual são criados projetos e implementados outros recursos da empresa.

Marketing social é uma estratégia muito interessante.

É de grande valia lembrar que quando ele é bem executado o marketing social tem o poder transformador em uma sociedade e do seu público-alvo, transformando consumidores em verdadeiros propagadores de sua marca. 

Se a empresa for defender causas e valores relevantes para ela ou para seu público-alvo, ela passa a possuir mais chances de criar relacionamentos significativos com seus consumidores.

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