A intralogística e as empilhadeiras

Motorista de empilhadeira no colete protetor e empilhadeira permanente no armazém da empresa de expedição de carga,

Geralmente, quando ouvimos falar em logística, pensamos em transporte, entrega de produtos e bens ou algo semelhante. E não paramos pra pensar na movimentação interna das empresas e galpões, a intralogística e as empilhadeiras.

Mas saiba que antes desses procedimentos macros ocorrerem existe a intralogística, responsável por otimizar todo o gerenciamento da movimentação interna da empresa.

O fato é que essa uma estratégia que toda empresa precisa pensar em ter, a fim de desenvolver seus processos internos e ganhar mais eficiência.

E você, sabe o que é intralogística e qual a sua importância para os negócios? Continue sua leitura e saiba muito mais, inclusive você verá quais são os melhores equipamentos de intralogística.

O que é e como funciona a intralogística?

Intralogística é tudo que envolve as atividades de movimentação de materiais dentro das empresas, armazéns e centros de distribuição.

O intuito é assegurar o perfeito funcionamento da distribuição de todos os insumos necessários para as atividades da organização.

A intralogística gerencia e integra todas as atividades envolvidas na movimentação de materiais, isso com vistas a elevar a produtividade da empresa para outros níveis.

Saiba que a intralogística vai além do uso de instrumentos tecnológicos para o melhoramento do fluxo de materiais. 

Ela também deve ser pensada para orientar os colaboradores da empresa em relação às etapas de coleta, recebimento e envio de produtos, armazenamento, embalagem e classificação dos produtos e bens.

Como melhorar a movimentação interna de materiais?

Para isso, é preciso:

  • Definir objetivos a serem buscados;
  • Garantir que a empresa tenha um plano de ação para a área;
  • Certificar do acompanhamento e execução eficiente do plano de ação;
  • Treinar a equipe responsável;
  • Assegurar que o modelo de negócio suportará as mudanças necessárias, assim que o plano for executado;
  • Apresentar análises e relatórios quanto ao retorno de investimentos feitos.
Jovem que trabalha em um armazém com caixas na intralogística e as empilhadeiras
Transpaleteira manual na intralogística

E nesse contexto, existem também as empilhadeiras, que são equipamentos essenciais para o cotidiano do setor de intralogística de qualquer empresa. 

A importância do uso da empilhadeira

Saiba agora!

Dão fim aos gargalos

Os gargalos de produção são os principais problemas que do cotidiano de uma empresa. Assim, em muitas situações, as empilhadeiras podem acabar com eles. 

Para isso, estude o gargalo de produção em si, considerando o seu processo, e se tiver relação com movimentação de cargas, considere comprar uma boa empilhadeira. 

Mais agilidade ao processo interno

Não é novidade para ninguém, o uso de empilhadeiras assegura mais agilidade em todo o processo logístico, nos trazendo mais praticidade e dinamismo no transporte de cargas e organização dos materiais. 

Mais ganhos de produtividade

Ao contar com o uso de empilhadeiras na sua intralogística, há um reforço no processo operacional e de logística.

A equipe tem mais tempo para focar em outras atividades importantes do processo logístico.  O que permite que ela seja mais produtiva e trabalhe melhor, conferindo mais eficiência aos processos logísticos internos.    

Reduz custos

Pois com o uso de empilhadeira, você precisa de menos pessoal para fazer a movimentação do material da empresa, ou seja, há menos trabalho braçal, e com isso, menos custos com pessoal.

Mas como escolher uma empilhadeira?

Vejamos isso e outros assuntos a seguir. Continue conosco!

Como escolher uma empilhadeira e quais os modelos mais usados?

É importante que os profissionais da área conheçam os tipos de empilhadeiras e saibam escolher a que melhor atende às demandas em questão. Para isso vai nossa ajuda!

Diante a variedade de equipamentos existentes no mercado, queremos mostrar a você as principais características dessas ferramentas, com o intuito de ajudar você a identificar o tipo que trará os melhores resultados.

Escolhendo a empilhadeira ideal

Existem inúmeros modelos disponíveis no mercado, mas você pode sim encontrar o equipamento ideal. Saiba mais a seguir!

Empilhadeira portuária

Ela é usada na operação nos processos de carga e descarga de navios. Por esse motivo, ela possui capacidade de suportar um peso superior em relação a outros modelos — algumas chegam a transportar toneladas ao mesmo tempo.

Empilhadeira elétrica

Esse modelo de empilhadeira funciona com base em energia elétrica o que precisa também de baterias potentes

Isso faz com que a empilhadeira tenha baixos níveis de ruídos e seja bastante econômica. O que pode ser interessante para sua empresa.

Geralmente, para que ela cumpra sua função com eficiência, o piso do local precisa ser liso limpo e seco.

Empilhadeira manual

Esse tipo de empilhadeira precisa de um operador humano para operá-la e tê-la em funcionamento. Mas não é preciso um esforço físico exagerado. Pois existem instrumentos, como roldanas e rolamentos que ajudam no trabalho e tornam as atividades de elevação do material mais leve.

Empilhadeira a combustão

As empilhadeiras à combustão são a base de uma energia diversa da elétrica e da manual. 

Hoje, os modelos mais encontrados nos mercados para compra são os movidos a GLP, gasolina ou diesel. As que são movidas a gás possuem uma capacidade de movimentação de carga muito boa, todavia elas emitem fumaça. 

Isso deve ser observado visto que se sua empresa opera em ambientes fechados, isso pode ser um prejuízo à saúde do pessoal. 

Além do cheiro que é emitido também.

Conclusão

Neste artigo você viu sobre a intralogística e as empilhadeiras para processos logísticos mais eficientes.

Você está em busca de novas estratégias logísticas ou empilhadeiras para sua empresa? Aprenda mais em Empilhando.com.br e veja o curso de operador de empilhadeira, totalmente online e de baixo investimento.

Nós iremos preparar a melhor solução para o seu negócio.

E até o próximo artigo.

Informe, compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

CAMPARTILHE E DESTAQUE-SE

Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin