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  • Foto do escritorDaniel Santos

Influenciador Digital também precisa de logística

Para ser um Influenciador Digital de sucesso é preciso mais do que carisma e bons conteúdos publicados. Estes profissionais necessitam também de gerir bem seus negócios, os valores que entram e que são investidos, a quantidade de seguidores, métricas, entrega e envio de recebidos, estatísticas e estratégias relacionadas à logística.

Os influenciadores digitais usam, em sua maioria, a estratégia do marketing de influência, para convencer o seu público a consumir determinadas marcas. Antes disso, esse profissional fecha a parceria de negócio com a marca. Essa parceria pode ser paga em dinheiro, ou em permuta.

Geralmente os influenciadores que fazem propaganda de uma marca e recebe em troca produtos (permita), são os menores, ou que possuem menos influência, ou possuem menor alcance ou tem um número menor de seguidores em suas redes.

É importante salientar que o número de seguidores não define exatamente o alcance de uma rede social. O que vai definir o alcance é a quantidade de pessoas que vai ter acesso a esse conteúdo publicado.

Podemos pegar como exemplo um perfil no Instagram com 100 mil seguidores que entrega uma publicação para apenas 10 mil desses 100 mil. Ou seja, a página tem bastante seguidores, porém o alcance é pouco em relação ao número de perfis que o acompanha.

Os influenciadores mais bem remunerados são os que conseguem alcançar organicamente (sem pagar) muitos seguidores, tanto em números, como em entrega de conteúdo. Em outras palavras, suas publicações são tão bem elaboradas que ele consegue um grande alcance e consequentemente a marca patrocinadora recebe grande visibilidade.

“Onde a logística entra nisso tudo?”. Muitos devem estar se perguntando. É preciso ter organização para gerenciar uma campanha publicitária e um perfil nas redes sociais, pois antes de tudo, esses profissionais lidam com números.

A logística contribui para um bom funcionamento de diversos setores. Ela é usada para a organização de instituições públicas, iniciativas privadas, filantrópicas e agora para essa nova-velha profissão que vem tomando conta do mercado varejista: influenciador digital.

Para compreendermos melhor como os conceitos logísticos podem ser aplicados a uma empresa de geração de conteúdos digitais, é preciso deixar de lado a ideia de que a logística está relacionada somente à entrega de produtos, embora ela seja muito importante neste sentido também.

Contudo é importante usar dos seus recursos para gerir a criação de um conteúdo, por exemplo, que pode incluir o deslocamento de uma equipe, os transporte de equipamentos, adereços para cenário e alimentos.

Para que esse conteúdo seja bem, sucedido é necessário um planejamento, evitando o desperdício de tempos e principalmente de dinheiro, afinal o valor investido para a criação de um conteúdo provavelmente não é proveniente de um prêmio da Loteria Federal e nem da Lotofácil, sendo assim tem porque gastar irresponsavelmente. Para facilitar o entendimento dos nossos leitores, separamos maneiras de usar a logística em favor do influenciador digital.

Como usar logística na profissão de Influenciador Digital

Recebidos e Sorteios

Como já mencionamos nesta matéria, muitos influenciadores recebem através de permutas, são os famosos “recebidos”, que nada mais são do que os produtos que as marcas querem divulgar e enviam para que o influenciador experimente e diga ao público sua experiência.Acontece que boa parte desses influenciadores recebe muitos recebidos diários, e sem usar logística para estocar esses produtos, acabam nem usando e consequentemente não apresentando seu parecer para seus seguidores.

É importante saber que receber um produto de uma determinada marca em casa não significa que o influenciador deva fazer propaganda positiva deste produto. Um bom “influencer” é sincero e respeita as pessoas que o acompanha.

Por isso é importante experimentar tudo o que se recebe. Para isso é preciso fazer um controle do que entrar, estipular uma data para experimentar e publicar. Isso pode ser resolvido de maneira simples criando uma tabela em que vai entrar: marca; nome do produto; quantidade; data de experimento e data de publicação. Dessa maneira nenhum recebido vai passar despercebido.

Com essa tabela é possível inclusive usar algum produto recebido para realizar sorteios. Através do tópico quantidade o influenciador vai identificar os produtos que vieram em grandes quantidades o que pode gerar a possibilidade de um sorteio a fim de presentear seus seguidores.

Além disso, a logística pode entrar no envio ou entrega desses produtos sorteados. De que maneira o influenciado vai fazer com que os produtos sorteados cheguem de maneira segura, rápida e com menor custo até seus seguidores contemplados?

influenciador digital logística

Gestão de tráfego

Gestão de tráfego

As tabelinhas da logística vão se encaixar perfeitamente na gestão de tráfego de uma rede social. Pois através dela o influenciador vai descobrir semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente, quantas pessoas descobriram seu perfil, quantas começaram a seguir e quantas delas o deixaram de seguir. Por meio desses números será possível traçar as futuras estratégias.

Outras maneiras

– quantidade de publicação que vai sair – quantidade de publicação editorial – quantidade de parceria fechada -valor investido em outras parcerias (indicação de outros influenciadores) – estoque de produtos comprados para criação de conteúdo – estoque de equipamento – quantidade de viagens

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