Hidráulica em armazém logístico

A limpeza e manutenção dos armazéns são essenciais para o bom funcionamento e para a proteção de todo material guardado, assim como dos profissionais que ali trabalham.

Um ambiente de trabalho desorganizado propicia a ocorrência de acidentes e perdas, e nas instalações de um armazém isso não é diferente.

É importante manter não só a conservação dos materiais, mas de todo o ambiente incluindo o edifício, em toda a sua estrutura física.

Problemas hidráulicos são bem comuns e acarretam muitos prejuízos. Dependendo do material guardado pode representar até uma perda total do material armazenado. Por isso é importante realizar manutenções preventivas.

Que fatores intervêm na limpeza do armazém?

O nível de limpeza e manutenção dependerá o tipo de material armazenado. Por exemplo, a limpeza de um armazém de material perecível e diferente da limpeza de armazém de bombas hidráulicas.

Em muitos casos é importante contratar uma empresa especializada em alguns processos mais específicos.

Na hora da limpeza é importante observar alguns elementos:

Limpeza do solo

Devido ao movimento de pessoas, materiais e equipamentos é a parte que mais acumula sujeira. Geralmente a limpeza deve ser feita com auxílio de máquinas para varrer e esfregar. Em lugares de mais difícil acesso, como cantos de paredes, deverão ser utilizados equipamentos profissionais mais específicos.

Limpeza de outras áreas

Paredes, tetos, encanamentos, equipamentos, estantes, maquinário e iluminação também devem ser limpos. Ao longo do tempo eles acumulam sujeiras, portanto deve ser feita uma limpeza periódica.

Embalagens e Resíduos

É muito importante incluir uma política ambiental na empresa. Pra isso, é necessário fazer um controle e separação do lixo produzido. Garantindo assim a reciclagem de materiais e a não poluição do solo.

Sistema de Instalação Hidráulica

É o sistema que abastece, distribui e escoa a água. Alguns problemas podem ocorrer dentro desse sistema. Essas falhas ocasionam muitas perdas para qualquer empresa. Em um armazém essas perdas podem ser ainda maiores, pois podem inutilizar todos os materiais. Por isso é importante estar atento aos sinais e manter sempre uma manutenção e limpeza deste sistema.

Os principais motivos que ocasionam os problemas hidráulicos?

O entupimento e vazamento hidráulicos acontecem por vários motivos, entre eles:

  • Usar as instalações de forma inadequada;
  • Descartar materiais sólidos que podem obstruir a passagem da água nos encanamentos;
  • A decomposição natural dos canos, causado pelo próprio material que há nas paredes;
  • Problemas que já provêm do próprio sistema, trazidos desde a construção, como ausência de caixas de passagens, instalação incorreta, presença de desníveis e outros.

Quais sinais podem indicar entupimento do esgoto?

Algumas situações podem ser um alerta que sistema de esgoto esteja entupido ou bloqueado. Quanto mais rápido for descoberto o problema, mas rápida ser a sua solução.

  • A água escorre devagar pelos ralos, apesar de tentativas de limpá-los para melhorar o escoamento;
  • É possível perceber que, ao mesmo tempo, vários acessórios de escoamento encontram-se entupidos;
  • Se pias e ralos estiveram com água voltando, é possível que haja entupimento em uma linha de esgoto;
  • Como os banheiros costumam ter a ligação mais direta ao esgoto, se o problema for a linha de esgoto, provavelmente o banheiro será o primeiro local a apresentar problemas. Se os banheiros estiverem funcionando bem, certamente o problema é em outra área do sistema de esgotos.
  • Ao jogar água na pia, há borbulhamento ou ronco. Geralmente, ocorre por ar preso no sistema.

Como resolver os problemas hidráulicos?

Caso perceba algum dos sinais apresentados ou se houver suspeita que seu sistema hidráulico não anda corretamente, o melhor a ser feito é entrar em contato com uma empresa desentupidora. Pois só ela terá os equipamentos corretos para identificar o real problema, bem como será capaz de apresentar a solução.

Para que a rotina do armazém não sofra com as atividades de limpeza e manutenção é necessário planejá-las e utilizar os horários e dias mais tranquilos para realizar essas tarefas.

É importante também realizar orientações e treinamentos a todos os colaboradores para que mantenham e utilizem os equipamentos e instalações limpos, evitando assim contribuir para o surgimento de problemas.

Por isso, é importante não só o trabalho de manutenção, mas ainda mais o de prevenção. Para isso é necessário também contratar o trabalho de uma empresa desentupidora, pois ela também realiza esse trabalho de prevenção, contribuindo para que esses problemas hidráulicos não se agravem e causem mais prejuízos ao armazém e a empresa.

Informe, compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

CAMPARTILHE E DESTAQUE-SE

Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin