Design de Coworking | Como a arquitetura de escritórios e interiores criam um espaço de sucesso

Quer saber como um espaço de coworking é capaz de usar design de interiores e planejamento para criar um lugar onde as pessoas possam trabalhar produtivamente juntas? Design é o que gera atmosfera, e a atmosfera influencia a eficiência e a criatividade entre os membros de coworking.

O design de espaços de trabalho vai além da arquitetura e do mobiliário. Há uma forte dinâmica entre o espaço e as pessoas que nele trabalham, e essa dinâmica muda dependendo dos valores dos trabalhadores como indivíduos e como grupos. As diferenças em personalidades, estilos de trabalho e preferências de espaço de trabalho determinam quais elementos do design de um escritório de coworking são melhores para um grupo-alvo.

É tudo uma questão de flexibilidade

Qualquer área onde diversos grupos de pessoas se reúnam para trabalhar precisa ser capaz de crescer e diminuir conforme a necessidade. O número de membros do coworking difere ao longo do tempo, às vezes até de um dia para o outro, e a rigidez não é apenas um desestímulo, mas também um obstáculo para a colaboração no centro desses ambientes.

Cada área deve ser projetada e construída para se adaptar às personalidades das pessoas que usam o espaço e aos diferentes tipos de trabalho que realizam. Isso significa criar uma combinação de áreas abertas e privadas, equilibrando os espaços de reunião com estações de trabalho individuais e fornecendo mesas flexíveis e permanentes em um escritório de coworking.

Um bom exemplo disso é o Beework, um Coworking de Ribeirão Preto construído com o que há de mais moderno em termos de Design de interiores.

Abandonando a configuração “office”

Os membros são atraídos por espaços de coworking porque procuram algo mais do que um escritório padrão pode oferecer. Embora alguns membros ainda tenham sucesso trabalhando em mesas tradicionais, todos precisam de um ambiente mais interessante e estimulante.

Os designers que criam espaços de coworking entendem essas necessidades e visam criar áreas separadas dentro do ambiente aberto para atender aos diversos requisitos da força de trabalho flexível de hoje.

Estimulados por empresas inovadoras cujos projetos reais de escritório já possuem alguns elementos de design de espaço de trabalho, construtores e decoradores estão combinando cores e texturas com diversos estilos de assentos e estações de trabalho para criar áreas convidativas e relaxadas para trabalhar.

Inspirado pela força de trabalho móvel

O design de espaços de coworking fala a um grupo de trabalhadores que se sentem mais confortáveis ​​em serem produtivos no que consideram seu próprio espaço, em vez de um ambiente de escritório rígido. Formados em grande parte pela geração mais jovem, incluindo a geração do milênio, esses trabalhadores já levam consigo suas tarefas diárias para cafés, bistrôs, livrarias e outras áreas públicas consideradas aconchegantes e inspiradoras.

A arquitetura de coworking se inspira nesses lugares, incorporando toques como estantes de livros, plantas, assentos em camadas, estações de trabalho projetadas como cabines e até slides para adultos.

Projetando para indivíduos

A arquitetura, os elementos de design e os móveis em um espaço de coworking revelam algo de como é trabalhar lá. Os membros procuram designs inspiradores para estimular a criatividade, criando um ambiente de trabalho estimulante e dinâmico .

O ambiente abafado do escritório foi substituído por layouts variados, atendendo a diferentes tipos de membros. Alguns podem ir para o moderno e elegante com muito vidro e contraste entre claro e escuro. Outros procuram algo sério e erudito, preferindo tons de madeira profundos, que sugerem uma biblioteca antiquada. As áreas casuais e otimistas atraem trabalhadores com talento criativo e apoiam o fluxo livre de ideias.

Encorajando encontros de grupo

Os espaços de reunião podem ser colocados em salas separadas ou “zoneados” como parte do ambiente de coworking principal para fomentar um espírito colaborativo.

Criar espaços dedicados onde os membros de coworking podem se reunir, compartilhar informações e apresentar seus pensamentos em um ambiente de grupo descontraído promove reuniões mais construtivas do que as reuniões obrigatórias conduzidas em escritórios tradicionais.

O design pode ser usado para estabelecer um fluxo natural em direção a esses espaços, de modo que as sessões de grupo nunca pareçam forçadas ou planejadas.

As pessoas trazem personalidade para os espaços

Projetos de escritório de coworking bem planejados atraem membros, mas são os próprios membros que completam o espaço. Cada indivíduo adiciona seus próprios toques, aproveitando a flexibilidade do coworking para utilizar o melhor que o espaço tem a oferecer.

Como o coworking trata da manutenção de um melhor equilíbrio entre a vida no escritório e a vida em casa, as áreas onde os membros trabalham evoluem ao seu redor em extensões únicas de si mesmas, nas quais se sentem confortáveis ​​para lidar com tarefas diárias e projetos longos.

Interações benéficas surgem dessa sensação de conforto e adicionam a “faísca” necessária a cada dia. Desta forma, as pessoas se tornam os retoques finais da arquitetura do espaço de coworking.

Seguir alguns princípios simples para o planejamento colaborativo do espaço de escritório prepara o terreno para um ambiente de trabalho dinâmico e personalização individual para criar uma atmosfera de trabalho distinta na qual um grupo diverso de pessoas pode aproveitar seus próprios estilos de trabalho e maximizar a produtividade.

Os membros do coworking procuram layouts que atendam à forma como abordam as tarefas, e cada um traz uma personalidade diferente para a arquitetura do espaço de coworking.

Longe de ser uma forma tradicional de abordar o planejamento de espaço de escritório, projetar um espaço de coworking leva em consideração as peculiaridades das pessoas. O design adequado fornece flexibilidade, incentiva as interações e promove a colaboração espontânea para apoiar a produtividade contínua em todas as áreas da vida profissional.

Desta forma, o projeto de coworking office e os membros que utilizam a área se unem para promover uma nova e desejável alternativa aos escritórios tradicionais.

Informe, compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

CAMPARTILHE E DESTAQUE-SE

Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin