Como fazer sua mudança com tranquilidade

Tem muita gente que fica de cabelo em pé só de pensar em mudança, não é mesmo?

Claro que o processo é trabalhoso e cansativo, mas, com técnicas de organização, é possível fazer sua mudança sem dor de cabeça. Eu sou a Ester Mendes, Personal Organizer em São Paulo. Nesse artigo, vou te dar algumas dicas importantes, separadas por fases do processo de mudança.

  1. Enquanto ainda estiver procurando seu novo imóvel

– Comece a avaliar objetos e roupas com pouco ou nenhum uso. Realmente vale a pena levá-los para a casa nova ou é hora de desapegar, doando para quem precisa ou vendendo em brechós online? Para ganhar praticidade na mudança, nada melhor do que levar somente o que terá utilidade. Fazendo a avaliação e o descarte com antecedência, você ganha tempo para cuidar de detalhes mais importantes.

– O que deve ser descartado: eletroeletrônicos que não têm mais conserto ou faltando peças; roupas e calçados que não servem, que estão muito desgastadas, que não são usadas há muito tempo; louças, panelas e talheres em mau estado de conservação ou que, apesar de novos, você sabe que não serão usados por algum motivo; objetos que foram guardados sem um motivo específico e que nunca foram usados (ex. aquele frasquinho de shampoo vazio que “um dia pode ser útil”).

  1. 30 dias antes da mudança

Faça orçamentos com pelo menos três empresas de transporte e compare a qualidade do serviço oferecido:

– As caixas para pertences pessoais estão inclusas?

– A empresa oferece serviço de Personal Organizer?

– Tem seguro incluso?

– Como será feita a proteção dos móveis e eletrodomésticos?

Lembre-se que, se a empresa não embala seus pertences pessoais, você terá que acomodar os objetos e etiquetar as caixas de forma organizada, para não confundir o que tem dentro delas e evitar que pertences sejam danificados durante o transporte. Em outro artigo, explicarei como fazer isso.

Confirme as regras do condomínio onde você mora e também daquele para o qual você vai se mudar. Informe-se quanto a horários, local para estacionamento do caminhão, cadastramento para entrada e saída dos prestadores de serviço.

Confira o tamanho dos elevadores, medidas de portas, corredores e escadas, sabendo com antecedência se todos os móveis cabem ou passam por esses locais. Não é difícil ouvir histórias de camas box que não entraram no elevador ou que não passam em escadas com curvas, por exemplo.

A dica do dimensionamento dos móveis também vale para fazer um ensaio do layout do novo lar, agilizando o trabalho no dia da mudança. Para não ter erro, utilize trena e faça um desenho simples do ambiente novo. Esse trabalho pode te ajudar até a decidir pela troca de um móvel. Se não cabe na nova casa, não leve na mudança.

Se possível, execute todos os serviços de decoração da nova casa: projetos de iluminação, gesso, instalação de cortinas, papel de parede, pintura, entre outros, evitando desconforto e sujeira logo nos primeiros meses de novo lar.

  1. Uma semana antes da mudança

Na casa antiga

– Retire tapetes, cortinas e acessórios de decoração, higienize e guarde em embalagem apropriada. Se precisar de lavanderia, facilite sua vida e agende a retirada para depois da sua mudança.

– Programe o consumo dos alimentos perecíveis até a véspera, pois você terá que desligar a geladeira e o freezer pelo menos 8 horas antes do transporte. As portas devem permanecer abertas e o equipamento deve ser seco com um pano, para evitar o mofo. Após a chegada na casa nova, espere pelo menos 6 horas para ligá-los novamente.

– Se é você quem vai organizar as caixas de mudança, comece a embalar individualmente louças, panelas e talheres com pouco uso, acomodando tudo em caixas pequenas, para que o peso não dificulte o transporte.

– Identifique as caixas por ambiente, categoria de objetos e pessoa a quem pertence. Isso vai facilitar a acomodação das caixas na casa nova.

– Roupas íntimas, joias, objetos de arte e colecionáveis são extremamente delicados. O ideal é que você cuide da embalagem e transporte. Coloque-os em malas ou caixas e leve com você no carro.

– Prepare uma mala com roupas para 3 dias. Ela será muito útil enquanto você retira suas roupas das caixas e as acomoda na casa nova. Nem sempre é possível fazer isso em um dia.

– Deixe separados os kits de higiene pessoal para abastecer os banheiros da casa nova, assim que chegar.

Na casa nova:

– Faça a limpeza completa dos ambientes e dos armários.

– Programe a ambientação dos pets. Se puder, vá com eles uma ou duas vezes até a nova casa, para que o ambiente não seja completamente desconhecido.

– Teste tomadas, interruptores, fechaduras, chuveiros, ponto de gás e solicite reparos, se for necessário.

– Caso opte por fazer a dedetização do imóvel, ele deve permanecer desocupado por 24 horas após o término do procedimento. Não deixe plantas e nem animais no ambiente nesse período. Depois disso, abra as janelas e deixe o ambiente ventilar por pelo menos 2 horas.

  1. No dia da mudança

– Acompanhe todo o processo de acondicionamento dos seus pertences no caminhão e supervisione a retirada, o transporte e a acomodação na casa nova.

– Coloque cada caixa no ambiente correto e deixe o caminho livre para a passagem.

Se você contratou uma Personal Organizer, ela terá uma listagem com todos os objetos e fará essa conferência e acomodação por você.

– Programe refeições fora de casa, por delivery ou prepare lanches e leve em uma bolsa térmica. Em dia de mudança já temos muita coisa para resolver. Portanto, não se faz comida!

– Separe um ambiente seguro para os pets, deixando água, ração e objetos familiares a eles.

Bom, espero que essas dicas te ajudem a ter uma mudança mais tranquila.

E lembre-se que você pode contratar uma consultoria personalizada à distância. Nela, vou te ajudar a resolver tudo com o menor esforço possível. Me chame pelo whatsapp ou me acompanhe no Instagram @espacoeideias

Informe, compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

CAMPARTILHE E DESTAQUE-SE

Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin