Tem muita gente que fica de cabelo em pé só de pensar em mudança, não é mesmo?
Claro que o processo é trabalhoso e cansativo, mas, com técnicas de organização, é possível fazer sua mudança sem dor de cabeça. Eu sou a Ester Mendes, Personal Organizer em São Paulo. Nesse artigo, vou te dar algumas dicas importantes, separadas por fases do processo de mudança.
Enquanto ainda estiver procurando seu novo imóvel
– Comece a avaliar objetos e roupas com pouco ou nenhum uso. Realmente vale a pena levá-los para a casa nova ou é hora de desapegar, doando para quem precisa ou vendendo em brechós online? Para ganhar praticidade na mudança, nada melhor do que levar somente o que terá utilidade. Fazendo a avaliação e o descarte com antecedência, você ganha tempo para cuidar de detalhes mais importantes.
– O que deve ser descartado: eletroeletrônicos que não têm mais conserto ou faltando peças; roupas e calçados que não servem, que estão muito desgastadas, que não são usadas há muito tempo; louças, panelas e talheres em mau estado de conservação ou que, apesar de novos, você sabe que não serão usados por algum motivo; objetos que foram guardados sem um motivo específico e que nunca foram usados (ex. aquele frasquinho de shampoo vazio que “um dia pode ser útil”).
30 dias antes da mudança
Faça orçamentos com pelo menos três empresas de transporte e compare a qualidade do serviço oferecido:
– As caixas para pertences pessoais estão inclusas?
– A empresa oferece serviço de Personal Organizer?
– Tem seguro incluso?
– Como será feita a proteção dos móveis e eletrodomésticos?
Lembre-se que, se a empresa não embala seus pertences pessoais, você terá que acomodar os objetos e etiquetar as caixas de forma organizada, para não confundir o que tem dentro delas e evitar que pertences sejam danificados durante o transporte. Em outro artigo, explicarei como fazer isso.
Confirme as regras do condomínio onde você mora e também daquele para o qual você vai se mudar. Informe-se quanto a horários, local para estacionamento do caminhão, cadastramento para entrada e saída dos prestadores de serviço.
Confira o tamanho dos elevadores, medidas de portas, corredores e escadas, sabendo com antecedência se todos os móveis cabem ou passam por esses locais. Não é difícil ouvir histórias de camas box que não entraram no elevador ou que não passam em escadas com curvas, por exemplo.
A dica do dimensionamento dos móveis também vale para fazer um ensaio do layout do novo lar, agilizando o trabalho no dia da mudança. Para não ter erro, utilize trena e faça um desenho simples do ambiente novo. Esse trabalho pode te ajudar até a decidir pela troca de um móvel. Se não cabe na nova casa, não leve na mudança.
Se possível, execute todos os serviços de decoração da nova casa: projetos de iluminação, gesso, instalação de cortinas, papel de parede, pintura, entre outros, evitando desconforto e sujeira logo nos primeiros meses de novo lar.
Uma semana antes da mudança
Na casa antiga
– Retire tapetes, cortinas e acessórios de decoração, higienize e guarde em embalagem apropriada. Se precisar de lavanderia, facilite sua vida e agende a retirada para depois da sua mudança.
– Programe o consumo dos alimentos perecíveis até a véspera, pois você terá que desligar a geladeira e o freezer pelo menos 8 horas antes do transporte. As portas devem permanecer abertas e o equipamento deve ser seco com um pano, para evitar o mofo. Após a chegada na casa nova, espere pelo menos 6 horas para ligá-los novamente.
– Se é você quem vai organizar as caixas de mudança, comece a embalar individualmente louças, panelas e talheres com pouco uso, acomodando tudo em caixas pequenas, para que o peso não dificulte o transporte.
– Identifique as caixas por ambiente, categoria de objetos e pessoa a quem pertence. Isso vai facilitar a acomodação das caixas na casa nova.
– Roupas íntimas, joias, objetos de arte e colecionáveis são extremamente delicados. O ideal é que você cuide da embalagem e transporte. Coloque-os em malas ou caixas e leve com você no carro.
– Prepare uma mala com roupas para 3 dias. Ela será muito útil enquanto você retira suas roupas das caixas e as acomoda na casa nova. Nem sempre é possível fazer isso em um dia.
– Deixe separados os kits de higiene pessoal para abastecer os banheiros da casa nova, assim que chegar.
Na casa nova:
– Faça a limpeza completa dos ambientes e dos armários.
– Programe a ambientação dos pets. Se puder, vá com eles uma ou duas vezes até a nova casa, para que o ambiente não seja completamente desconhecido.
– Teste tomadas, interruptores, fechaduras, chuveiros, ponto de gás e solicite reparos, se for necessário.
– Caso opte por fazer a dedetização do imóvel, ele deve permanecer desocupado por 24 horas após o término do procedimento. Não deixe plantas e nem animais no ambiente nesse período. Depois disso, abra as janelas e deixe o ambiente ventilar por pelo menos 2 horas.
No dia da mudança
– Acompanhe todo o processo de acondicionamento dos seus pertences no caminhão e supervisione a retirada, o transporte e a acomodação na casa nova.
– Coloque cada caixa no ambiente correto e deixe o caminho livre para a passagem.
Se você contratou uma Personal Organizer, ela terá uma listagem com todos os objetos e fará essa conferência e acomodação por você.
– Programe refeições fora de casa, por delivery ou prepare lanches e leve em uma bolsa térmica. Em dia de mudança já temos muita coisa para resolver. Portanto, não se faz comida!
– Separe um ambiente seguro para os pets, deixando água, ração e objetos familiares a eles.
Bom, espero que essas dicas te ajudem a ter uma mudança mais tranquila.
E lembre-se que você pode contratar uma consultoria personalizada à distância. Nela, vou te ajudar a resolver tudo com o menor esforço possível. Me chame pelo whatsapp ou me acompanhe no Instagram @espacoeideias