Concebida para melhorar a conectividade, a quinta geração de redes móveis promete revolucionar processos em todos os setores.
Não há dúvida de que a quinta geração transformará a conectividade móvel como é conhecida, mas somada aos dispositivos de Internet das Coisas (IoT), irá oferecer novos cenários para a melhoria das empresas e das operações logísticas.
Concebida para melhorar a conectividade por meio de redes, a quinta geração (5G) de tecnologias da rede móvel promete revolucionar muitos setores, principalmente o de logística, que será favorecido graças à rápida transferência de dados, que podem ser utilizados de forma otimizada na gestão da cadeia de abastecimento, serviços de transporte e pequeno mercado, entre outros.
Cada vez mais empresas baseiam seus processos de tomada de decisão em dados coletados de diferentes fontes, um processo que agora é padronizado para otimizar as operações e prever o desempenho futuro. Para isso, e para consolidar processos logísticos rápidos, seguros e confiáveis, os dados aos quais a tecnologia de quinta geração dá acesso podem se tornar indispensáveis.
Para exemplificar, vale a pena olhar para o 5G e IoT como uma dupla, já que permite um monitoramento exaustivo das mercadorias, pois ter um grande número de dispositivos conectados simultaneamente, facilita o acesso às informações em tempo real com a maior quantidade de dados e melhor precisão.
Possíveis transformações da quinta geração da rede móvel no setor de logística
1. Perdas menores graças à disponibilidade de dados
Ao instalar sensores IoT habilitados para 5G em produtos, uma grande variedade de dados, como localização, temperatura, umidade, pressão e informações adicionais importantes para gerenciar adequadamente os bens em uma cadeia de suprimentos, fica disponível. Isso pode representar menos perda devido a erro humano.
2. Maior visibilidade e controle sobre os sistemas de transporte
A tecnologia da internet 5G tem o potencial de otimizar as comunicações entre veículos e melhorar a segurança no trânsito, o que é fundamental em tempos em que os veículos autônomos estão ganhando destaque. Da mesma forma, o 5G pode alterar positivamente a comunicação entre veículos e infraestrutura (por exemplo, semáforos) e contribuir para melhorar o tráfego, reduzindo fatores de risco externos e a eficiência do transporte público.
3. Digitalização de processos e mais velocidade
Ao contrário da quarta geração, a quinta pode conectar mais usuários e até cem vezes mais rápido. É capaz de suportar mais de 1.000 dispositivos em velocidades de até 10 gigabits por segundo, o que pode implicar em maiores áreas de cobertura e comunicação mais rápida para abrir oportunidades em operações logísticas, tornando-se um facilitador chave para análises orientadas a dados e tomada de decisão com Big Data e inteligência artificial.
4. Operações portuárias ágeis e seguras
Com o 5G, será possível digitalizar uma infinidade de processos alfandegários que geralmente são feitos manualmente e tendem a complicar a movimentação de mercadorias nos portos. A mais recente tecnologia, que integraria sistemas de transporte inteligentes, sensores, câmeras e dispositivos móveis conectados em rede, permitiria formar um sistema de comunicação integrado mais ágil e fácil de controlar.
5. Compatibilidade total com aplicativos de realidade aumentada
Ao suportar uma rede de quinta geração, os aplicativos de realidade aumentada usados em logística poderiam ser significativamente melhorados, pois permitiriam atualizações instantâneas sobre os movimentos de carga, otimizariam a experiência do usuário em termos visuais e aumentariam a eficiência do pessoal encarregado das operações de armazenamento. No curto prazo, esses desenvolvimentos resultariam em menos perdas de dados e mercadorias.