Secretário de Infraestrutura busca parcerias para modernizar os portos.

05-06-2012 22:32

O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, visitou o Centro de Simulação Aquaviária (CSA), na sede do Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante (Sindmar), no Rio de Janeiro. O secretário conheceu a tecnologia de ponta utilizada pelo centro e que pode ser aplicada na modernização dos portos paranaenses.

"A baía de Paranaguá e Antonina é a segunda em tamanho do Atlântico Sul, quatro vezes maior que a baía de Guanabara. Precisamos investir em tecnologia para usá-la de forma adequada e em harmonia com o meio ambiente", afirmou Richa Filho.

Participaram da reunião os diretores financeiro e técnico da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Carlos Roberto Frisoli e Paulinho Dalmaz, além do diretor da Secretaria de Infraestrutura e Logística, Aldair Petry. Os representantes paranaenses foram recebidos pela diretoria do Sindmar e da Fundação Homem do Mar, instituição de educação e pesquisa ligada ao sindicato.

"A intenção do secretário é modernizar os portos. Para isso, estamos buscando parceria com o Sindmar e o CSA, que são entidades certificadas que oferecem a mais alta tecnologia aquaviária. Pretendemos aplicar essa tecnologia não apenas em equipamentos, mas principalmente na qualificação do nosso pessoal", afirma Dalmaz.

Também criado pelo Sindmar, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o CSA é o mais avançado centro de simulação do mundo. Além de disponibilizar tecnologia e treinamento, o centro auxilia no desenvolvimento de projetos na área portuária. "A tecnologia dos simuladores podem nos auxiliar no monitoramento ambiental, no controle de tráfico marítimo e também nos permite evitar prejuízo nas obras de ampliação", resume o diretor da Appa.

Fonte: Conexão Marítima / Usuport - Adaptado pelo Site da Logística.

 

Voltar