Projeto Trens Regionais

17-04-2013 08:50

Consulta Pública - trens regionais

Sobre o Programa de Trens Regionais de passageiros, o Ministério dos Transportes esclarece o que segue:

Está em andamento o Plano de Revitalização das Ferrovias onde temos o Programa de Resgate do Transporte Ferroviário de Passageiros. Neste programa existe o Projeto Trens Regionais, reativado a partir dos estudos originais desenvolvidos pelo BNDES, nos anos 90. Nessa retomada foram pré selecionados 14 trechos dentre os 64 trechos originais para a elaboração dos respectivos estudos de viabilidade técnica, econômica, social, ambiental e jurídico-legal (EVTESAJ) para a implantação de trens para o transporte de passageiros de forma regular. Os trechos são:

 

Estado

Trecho

Quilometragem

SE

São Cristóvão - Aracajú - Laranjeiras

40 km

PR

Londrina - Maringá

122 km

RS

Bento Gonçalves - Caxias do Sul

65 km

PE

Recife - Caruaru

139 km

RJ

Campos - Macaé

94 km

MG

Belo Horizonte - Ouro Preto / Cons. Lafaiete

149 km

SC

Itajaí - Blumenau - Rio do Sul

146 km

RS

Pelotas - Rio Grande

52 km

SP

Campinas - Araraquara

192 km

RJ

Santa Cruz - Mangaratiba

49 km

MG

Bocaiúva - Montes Claros - Janaúba

217 km

SP

São Paulo - Itapetininga

199 km

BA

Conceição da Feira - Salvador - Alagoinhas

238 km

MA/PI

Codó – Teresina - Altos

205 km

Adicionalmente foi incluído o trecho São Luis – Itapecurú-Mirim, no Estado do Maranhão, que terá também a finalidade de suprir a necessidade de transportes em Bacabeira/MA, onde será instalado o maior complexo industrial da região e haverá uma grande demanda de transportes de trabalhadores.

O Ministério dos Transportes finalizou os estudos de viabilidade entre os trechos de Caxias do Sul a Bento Gonçalves, no Estado do Rio Grande do Sul, e Londrina a Maringá, no Estado do Paraná.

Foram contratados, no período 2011/2012, estudos para quatro novos trechos: Pelotas – Rio Grande, no Estado do Rio Grande do Sul, Conceição da Feira – Salvador – Alagoinhas – Feira de Santana, no Estado da Bahia, Teresina/PI – Codó/MA e São Luis – Itapecurú-Mirim, no estado do Maranhão.

Somente os estudos de viabilidade (EVTESAJ) determinarão as melhores soluções técnicas para cada projeto, o que, dentre outras variáveis, indicarão as obras necessárias, uso de linhas e faixas de domínio existentes, adequações, tecnologia do maquinário, velocidade e custos de implantação.

Os estudos, quando concluídos, serão apresentados em audiências públicas regionais e entregues aos governantes para que os mesmos possam decidir a melhor forma de implantá-los, promovendo as articulações necessárias entre as diversas esferas de governo, a iniciativa privada, as instituições de financiamento e com a Agência competente.

Fonte: transportes.gov.br - Adaptado pelo Site da Logística.

 

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