Portos nacionais movimentam 491 milhões de toneladas de carga no primeiro semestre.

31-08-2016 08:42

-

Os portos públicos e os terminais privados brasileiros movimentaram 491 milhões de toneladas no primeiro semestre de 2016. A quantidade de carga física que passou pelos portos cresceu 2,06% em relação ao primeiro semestre do ano passado.
 
As informações constam de levantamento Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
 
O Porto de Santos teve a maior participação individual na carga administrada pelos portos brasileiros: cerca de 67,96 milhões de toneladas de carga foram transportadas por ali no primeiro semestre deste ano.
 
Entre as mercadorias transportadas, o embarque do chamado complexo soja — composto por grãos e farelo — liderou o ranking das cargas mais movimentadas no porto paulista, alcançando 17,14 milhões de toneladas, com alta de 11,4% em relação ao ano anterior.
 
A seguir, vêm as exportações de açúcar, registrando 10,46 milhões de toneladas e crescimento de 16,4% no período e a expressiva marca de 20,1% de incremento no mês de julho. O milho também se destacou com alta de quase 40% e 3,18 milhões de toneladas exportadas.
 
Navegação por rios
Houve crescimento também na navegação feita pelas hidrovias do interior do País. Segundo a Antaq, 17,5 milhões de toneladas foram transportados utilizando essa navegação no período entre janeiro e junho deste ano, representando crescimento de 27,95% em comparação ao primeiro semestre de 2015.

Fonte: Portal Brasil / Usuport - Adaptado pelo Site da Logística.

 

 

 

Voltar