Por que Engenharia Logística? (Parte II)

11-02-2011 21:05

Por Leonardo Sanches de Carvalho

O primeiro artigo dessa “saga” tratou de provocar discussões sobre a necessidade de um profissional mais eclético na área de Logística que seria formado por um curso de ENGENHARIA LOGÍSTICA. Buscou-se contextualizar as necessidades e carência do Brasil nessa área e mostrar a aderência do mercado com o perfil desse profissional. Agora, a discussão volta-se para as características do curso de ENGENHARIA LOGÍSTICA, pois, alguns profissionais das áreas de Administração e Engenharia argumentam que existem disciplinas obrigatórias de um currículo de Engenharia que não teriam sinergia ou ligação direta com a atividade Logística. O objetivo desse artigo é mostrar que todas as disciplinas do currículo mínimo obrigatório de um curso de ENGENHARIA são completamente aderentes e aplicáveis a área de LOGÍSTICA.

As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos de graduação em engenharia estabelecem, em linhas gerais, o mínimo necessário para que um curso de graduação funcione com a autorização do Ministério da Educação (MEC) dentro de um tipo de padrão de qualidade. Esses padrões contêm as disciplinas obrigatórias que versam sobre os “Conteúdos Básicos”, seriam eles: Comunicação e Expressão; Informática; Expressão Gráfica; Matemática; Física; Fenômenos de Transporte; Mecânica dos Sólidos; Eletricidade Aplicada; Química; Ciência e Tecnologia dos Materiais; Administração; Economia; Ciências do Ambiente; Humanidades; Ciências Sociais e Cidadania.

O conjunto de conhecimentos que aborda expertises em Comunicação, Expressão Gráfica, Matemática, Física e Química tratam-se de ciência básica e servem de lastro e ferramental para se trabalhar outros conhecimentos mais específicos ao núcleo duro do curso. Partindo-se para a Informática, torna-se desnecessário ratificar a sua aplicabilidade em todas as áreas de conhecimento, principalmente na Engenharia, onde a dinâmica de atualização de ferramentas computacionais é ímpar. Mais especificamente na área de Logística esse conjunto de conhecimentos seria de extrema importância nas competências relacionadas aos sistemas de gestão, simulação computacional, rastreabilidade, roteirização entre outros.

Partindo-se agora para as disciplinas que embora façam parte do grupo de “Conteúdos Básicos”, são mais afins com a área de Engenharia, pode-se perceber claramente a aderência das mesmas com a Logística. Inicialmente abordaremos as competências estudadas na disciplina de Fenômenos dos Transportes. Pode-se questionar que assuntos relacionados a fluídos e escoamentos não teriam relação com a área de Logística. Ledo engano! Vale ressaltar que um importante modal de transporte – dutoviário – trabalha exatamente com escoamento de fluídos. Assim sendo o profissional de logística, ou melhor, o ENGENHEIRO LOGÍSTICO necessitaria desse conjunto de conhecimentos para atuar bem em sua profissão.

Outro bom exemplo são as competências relacionadas à Ciência e Tecnologia dos Materiais, pois o profissional de Logística atua fortemente com ações e equipamentos de movimentação e armazenagem de materiais, além da preservação de estoques, e essas atividades demandam um conhecimento mínimo de Tecnologia dos Materiais - do que é, como é feito, como foi produzido, quais as características físico-químicas e mecânicas - uma vez que todas as operações de movimentação e armazenagem serão planejadas em consonância com esses atributos.

Assuntos inerentes a disciplinas de Ciências do Ambiente vão de encontro aos conceitos modernos de Logística Verde e Gestão de Cadeias de Suprimentos Sustentáveis, tornando seu estudo imprescindível para o profissional de Logística.

As competências inerentes ao conjunto de disciplinas da área de humanas – Ciências Sócias, Humanidades e Cidadania – são bastante transversais e a sua importância para a Engenharia Logística também é lugar comum, uma vez que as relações interpessoais estão se tornando cada vez mais importantes nos ambientes de trabalho, suplantando, em alguns casos, o conhecimento técnico.

Percebe-se assim que foi uma tarefa relativamente fácil relacionar o conjunto de conhecimentos necessários de um profissional de logística com o conjunto de “Conteúdos Obrigatórios” de um curso de ENGENHARIA. Dessa maneira volta-se a viabilidade da concepção de cursos de ENGENHARIA LOGÍSTICA, principalmente em um cenário sócio-econômico onde estão previstos mega-eventos com conseqüências permanentes, onde a importância central é a LOGÍSTICA, como: Jogos Olímpicos, Copa do Mundo, Exploração do Pré-Sal, Super Porto do Açu, sem falar em todas as obras de infra-estrutura previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Enfim, há muito que a LOGÍSTICA deixou de ser coadjuvante na economia mundial, existem cursos de ENGENHARIA LOGÍSTICA na maioria dos países considerados desenvolvidos, vários deles possuem até Ministério da Logística e, infelizmente, mais uma vez o Brasil está apático as rápidas transformações mundiais.

Leia também a Parte I!

 

Leonardo Sanches de Carvalho é Engenheiro Mecânico, Mestre em Administração e MBA em Logística e Distribuição. Trabalhou em empresas de grande porte como General Electric e VALE. Atualmente é gerente da área de Logística e Gestão da Produção do SENAI CIMATEC.

Voltar

Comente esse artigo!

Data 22-10-2016

De Reginaldo barreto da palma

Assunto Engenharia Logistica

Responder

Oi , Americo bom dia!!!
Eu tenho 30 anos atuando na área Logistíca , gostaria de saber qual faculdade posso fazer esse curso em salvador?
Um abraço.
Email.reginaldo_bp@hotmail.com

Data 03-08-2016

De FERNANDO PEREIRA PASSARINHO

Assunto PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA LOGÍSTICA.

Responder

Estou concluindo o curso superior de tecnologia em logística e quero realizar após graduação em engenharia em logística, preciso de mais informações de como me inserir na pós.

Data 05-07-2016

De BRASILAMERICAEXPRESS

Assunto BRASILAMERICAEXPRESS

Responder

MOTOBOY - CHEGA DE PAGAR CARO!!

Faça um teste de 30 dias sem compromisso!

A Brasil América Express 15 anos de mercado, motoboys uniformizados e registrados.

Atendendo São Paulo e Grande São Paulo. A Brasil America Express oferece os seguintes planos.

MOTOBOY - ( MOTO FRETE )

Contrato Mensal Integral R$ 3.950,00
Contrato Mensal Meio Período R$ 2.400,00
Atendimento esporádico/ Avulso (ponto ) R$ 14,10 (São Paulo e Grande São Paulo)

DIFERENCIAIS DE ATENDIMENTO

Pedido online ou via central telefônica e também email.
Relatório online
Consulta online de seus custos.

TRANSPORTE COM FIORINOS
Contrato Mensal Período Integral * Atendimento esporádico avulso
Contrato Meio período (manhã ou tarde ) * Retirada / Entrega
Veículo e Motorista * Frete Fechado
Custo Fixo frete Fechado SP Capital R$ 160,00

SERVIÇOS DE ASEIO E CONSERVAÇÃO CONTRATOS MENSAIS
Auxiliar de limpeza
Ajudante Geral
Portaria 12 / 24horas
Office boy
Garçom
Copeira
Manobristas e motoristas
Contrato esporádico e avulso.

Consulte nos

Mais informações acesse: www.brasilamericaexpress.com.br

Marcelo Lima
Depto Relações Empresariais
(11) 5506-1272
Email: contato10@brasilamericaexpress.com.br
WWW.BRASILAMERICAEXPRESS.COM.BR

Data 05-07-2016

De VIVO - Evolua Telecom

Assunto VIVO - Evolua Telecom

Responder

AGORA CHEGOU A HORA DE MUDAR

A operadora VIVO está oferecendo aos clientes de outras operadoras uma oferta imperdível!

· ISENÇÃO DE 5 FATURAS PARA LINHAS PORTADAS;

· LIGAÇÕES GRATUITAS para fixos da GVT em todo Brasil;

· O que não é utilizado de internet no mês passa para o mês seguinte;

Gostaríamos de uma oportunidade para realizar uma consultoria sem custo, em sua conta de telefonia fixa e móvel, reduzindo valores e aumentando a qualidade dos serviços de voz e dados.

Qual seria a melhor data para visitá-lo?
Ótimo dia e bons negócios.

EVOLUA TELECOM - Especialistas em bom atendimento.

Preencha o formulário em nosso site, vamos entrar em contato para agendar uma visita dos nossos consultores.

www.evoluatelecom.com.br/mude-para-vivo

Data 26-10-2015

De Américo Silva de Carvalho

Assunto Engenharia Logística

Responder

Estou iniciando agora em 2016 o curso de MBA Pós Graduação Engenharia Logística, na UNIP.

Também tenho curso a nível de Pós Graduação , Em capacitação Tecnológica em Produção.

E gostaria muito de saber, oque você acha do Programa do curso...,?

Segue abaixo o Programa!

Programa do Curso
Engenharia Logística
Coaching em Logística Empresarial
Logística, Distribuição e Trade MarketinTecnologia da Informação Aplicada à Logística
Gestão de Projetos (PMI)
Criatividade, Inovação e Empreendedorismo
Controle e Análise de Custos Logísticos
Logística Ambiental
Engenharia dos C.D.s
Tecnologia dos Materiais
Metodologia Científica

Segue meu E-mail Para contato americoscarvalho@yahoo.com.br

Data 29-10-2015

De Bruno

Assunto Re:Engenharia Logística

Responder

Olá Américo!
também irei iniciar uma pós em engenharia logística no IETEC em Belo Horizonte.

Como trabalho 11 anos no ramo, achei interessante o curso e "incomum" aqui em Minas. O curso ainda está em crescimento e o mercado está com falta desses profissionais.

Data 17-10-2016

De glaucia mendonca

Assunto Re:Engenharia Logística

Responder

Bom dia Americo,

Gostaria de saber se VC esta gostando desse curso? Fiquei super interessada e pretendo fazer no prox ano.

Poderia dar mais info sobre o curso?
Email: glaucimp@hotmail

Data 05-01-2015

De Kramer

Assunto Engenharia de Logística

Responder

Oi pessoal, alguém sabe qual o tempo desse curso e há por aqui pelo Norte.

Data 23-08-2014

De konrado bauer

Assunto engenharia de logistica

Responder

sou academico do 2 semestre de engenharia de transportes e logistica pela universidade federal de santa maria UFSM RS aqui no campus de cachoeira do sul é um curso novo pois ainda não existe nas universidades gauchas e tenho certeza de que o mercado é amplo então se alguem se interessar pesquise pois aqui no campus de cachoeira do sul ta sendo ofertado e ja tem a primeira turam em andamento que sabe no proximo processo seletivo os futuros engenheiros

Data 28-05-2014

De nilton

Assunto engenharia em lógistica

Responder

Olá gostaria qual a facudade mais próxima em sp.