Obras do Porto de Salvador estão previstas para terminarem em março.

20-02-2014 21:24

Pode estar perto para a capital baiana ganhar um novo Porto. Isto porque, segundo a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), as obras do novo Terminal Turístico de Passageiros do Porto de Salvador estão previstas para serem concluídas no próximo mês de março.

A data de inauguração, porém, é de competência da Presidência da República, de acordo com a companhia. O investimento previsto das obras é de R$ 34,6  milhões e, desse total, R$ 32 milhões já foram pagos à construtora.

Ainda de acordo com a Codeba, 85% das obras já foram executadas. O novo terminal ocupa uma área total de 11 mil metros quadrados, dos quais 7.680 metros quadrados de área construída. O projeto inclui uma esplanada, com 3 mil metros quadrados, que deve descortinar para Avenida da França, o mar da Baía de Todos os Santos, com a vista do Forte de São Marcelo.

Segundo a companhia, o prédio do terminal, em estrutura metálica e vidro, terá três pavimentos, num total de 7.678 metros quadrados. Seus usuários vão dispor de ambiente climatizado, com acessibilidade plena para os portadores de deficiência física.

Concessão - O Terminal de Passageiros será operado por meio de concessão à iniciativa privada. Segundo a Codeba, esse processo será da responsabilidade da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República.

A concessão para a operação do Terminal de Passageiros deverá ser obtida pela empresa que apresentar a melhor proposta de utilização do espaço, não levando, portanto, em consideração somente o valor a ser pago pela concessão. O que se pretende, de acordo com a companhia, é que o Terminal, além de abrigar os serviços diretamente relacionados ao atendimento ao turista, contemple também atividades que estimulem o soteropolitano a frequentar o equipamento, a exemplo de restaurantes panorâmicos, atividades culturais e de lazer.

Fonte: iBahia - Adaptado pelo Site da Logística.


Voltar