Obras do novo Terminal de Passageiros do Porto de Salvador seguem em ritmo acelerado.

18-07-2012 20:37

Em breve a bela paisagem da Baía de Todos-os-Santos também poderá ser vista por quem passa pela Avenida da França, na região do Comércio, na capital baiana. Atualmente, 50 homens trabalham no canteiro de obras onde está sendo construída a nova Estação Marítima de Passageiros do Porto de Salvador.

O novo Terminal de Passageiros do Porto de Salvador está orçado em R$ 30,2 milhões e foi concebido em Conjunto pela Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) e Fundação Mário Leal Ferreira, sob coordenação do Departamento de Infraestrutura de Transporte da Bahia (Derba). O projeto prevê a construção de espaço de lazer com restaurantes e um receptivo turístico distribuídos numa área total de 3.400 metros quadrados. De acordo com o presidente da (Codeba), José Rebouças, a expectativa é que os trabalhos sejam concluídos no primeiro semestre do ano que vem.

Legado para a cidade - "É uma obra do PAC Copa. É um legado do evento para a cidade, mas também é o princípio do processo de revitalização do Comércio. Estamos retirando dois armazéns antigos e dando um novo visual à cidade", afirmou Rebouças. Segundo ele, foi estabelecido um prazo para a inauguração do novo terminal que é o dia 13 de maio de 2013, quando o Porto de Salvador completa 100 anos. Rebouças informou ainda que a obra está sendo executada com equipamentos modernos de perfuração, para que o entorno das instalações sofra o menor impacto possível.

"Têm muitos prédios antigos aqui próximo que poderiam ter a estrutura abalada se utilizássemos o método tradicional conhecido como bate estaca. Por isso, estamos utilizando uma estaca helicoidal (perfuratriz) para fixar a estrutura", explicou o presidente da Codeba.

Comerciantes e profissionais liberais que trabalham na região e são beneficiados pelo turismo, estão na expectativa da conclusão da obra. O taxista Marcio Lima Oliveira, que há 10 anos trabalha próximo ao Mercado Modelo, está ansioso para ver a obra inaugurada. "Pelo que vi é um projeto muito bonito. Nossa expectativa é de crescimento, não apenas de renda, como também de turistas. Quando [o terminal] começar a funcionar, creio que o trânsito vai fluir melhor e o fluxo de pessoas será maior".

Fonte: Secretaria de Comunicação do Governo da Bahia / Usuport - Adaptado pelo Site da Logística.

 

Voltar