Obra do terminal do porto já começou.

23-04-2012 21:01

Começou nesta segunda-feira (23) a construção do novo Terminal de Passageiros do Porto de Salvador. A obra faz parte do conjunto de ações do PAC Copa de 2014, que representam um legado para a cidade.

A previsão é de que os trabalhos fiquem prontos em 13 meses e o terminal seja inaugurada em 13 de maio de 2013, dia em que o porto comemora 100 anos.

De acordo com o presidente da Companhia de Docas do Estado da Bahia (Codeba), José Rebouças, "nestes primeiros dias ainda não é possível ver intervenções físicas, nem movimentação de máquinas no local".

"Mas o processo de contratação, planejamento e preparação da obra começou," garante. O Terminal foi concebido em conjunto pela Codeba e a Fundação Mário Leal Ferreira, sob coordenação do Derba.

A estrutura vai ocupar o espaço onde hoje estão os galpões 1 e 2, mais próximos ao Centro Náutico, numa área total de 3,4 mil metros quadrados. Eles serão demolidos e vão dar lugar a um moderno centro de recepção.

"Teremos um terminal refrigerado com check-in, chek-out, despacho de bagagem, espera de embarque, todo projetado de acordo com os padrões internacionais, com áreas para Polícia Federal, Receita Federal, Anvisa".

Com uma privilegiada vista panorâmica da Baia de Todos-os-Santos, o terminal terá um centro gastronômico e de lazer, um estacionamento para taxis, carros, vans, ônibus de passeio e uma esplanada de circulação.

"Essa será uma área pública, que une o porto com a cidade. Haverá um limite, não vai ser possível chegar até a beira do mar por questões de segurança, mas quem chegar ao Terminal da França, terá acesso a bela vista".

Com a maior movimentação de turistas do Nordeste e a maior fora do eixo Rio-São Paulo, o Porto de Salvador recebeu no último verão 114 navios cruzeiros, com um total de 260 mil passageiros.

Fonte: A Região / Usuport - Adaptado pelo Site da Logística.

 

Voltar