Movimentação de carga portuária no Brasil cresce 7,7%.

17-06-2011 21:26

A movimentação de cargas portuárias cresceu 7,7% no primeiro trimestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2010. Segundo boletim divulgado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), os portos e terminais de uso privativo movimentaram cerca de 200,6 milhões de toneladas entre janeiro e março. Nos três primeiros meses do ano passado, foram movimentadas 186,3 milhões de toneladas.

Além de reforçar a tendência de crescimento do setor, os números revelam que os portos tiveram desempenho superior ao dos terminais de uso privativo (TUPs). Enquanto os primeiros registraram alta de 9,7% no total geral de cargas movimentadas, os terminais expandiram em 6,6% suas atividades, na comparação com o primeiro trimestre de 2010. Apesar disso, os TUPs continuam sendo responsáveis pela movimentação de dois terços (66%) do total movimentado.

Com uma alta de 8,9%, os granéis sólidos (soja, farelo, milho, açúcar, etc) continuam sendo o grupo mais representativo de cargas, tendo atingido a marca de 119,2 milhões de toneladas, ou quase 60% do total geral de cargas, apesar de a movimentação de soja ter caído 27% em comparação ao mesmo período do ano passado. Em contrapartida, a movimentação de fertilizantes e adubos aumentou 65,5%, totalizando 4,4 milhões de toneladas.

Fonte: Jornal do Brasil / Usuport - Adaptado pelo Site da Logística.
 

Voltar