Ministro diz que TCU avalia edital de leilão de ferrovias.

16-09-2013 20:17

O ministro dos Transportes, César Borges, disse que o Tribunal de Contas da União (TCU) está avaliando o edital do modelo de concessão de ferrovias previsto no Programa de Investimentos em Logística. Segundo ele, o governo está disposto a esclarecer todas as dúvidas.

"Eu espero que o TCU possa aprovar o que encaminhamos. Dependemos do TCU e todo o prazo será em função do prazo em que o modelo for aprovado. Estamos fazendo todas as adaptações que o tribunal pede, mas não tenho nenhuma informação oficial sobre qualquer tipo de mudança no modelo", esclareceu o ministro, que participou hoje (12) de um encontro com empresários na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), onde apresentou o Programa de Investimentos em Logística, lançado em agosto do ano passado pelo governo federal.

Sobre rodovias, o ministro está otimista com o primeiro leilão, previsto para a semana que vem. Os interessados deverão apresentar as propostas amanhã (13). A abertura dos envelopes e o anúncio dos vencedores serão na próxima quarta-feira (18).

As duas primeiras rodovias a serem leiloadas serão a BR-262, com 377 quilômetros, e a BR-050, com 426 quilômetros. "A expectativa que vejo pela imprensa é a de que haja muitos concorrentes e com isso possa se conseguir reduções nos valores que foram prefixados para o pedágio. O deságio é totalmente imprevisível. Eu li na mídia que poderia chegar a 40%. Temos que esperar a abertura dos envelopes. Os empresários se mostraram otimistas, dizendo que vão participar", disse após encontro.

Fonte: Agência Brasil / Usuport - Adaptado pelo Site da Logística.

 

Voltar