Ministro cobra agilidade em obras da ferrovia .

23-01-2014 22:33
 

 

Uma comitiva do governo federal liderada pelo ministro dos Transportes, Cesar Borges, acompanhado de representantes das superintendências ambiental e de planejamento da estatal Valec - Engenharia, Construções & Ferrovia S.A., responsável pela obra da Ferrovia Norte-Sul, fez uma visita técnica a alguns dos 11 lotes da Ferrovia na tarde de ontem.

Após a visita in loco, em uma reunião fechada, o ministro cobrou maior agilidade no andamento das obras para que o governo federal possa entregar até março próximo, o trecho de 855 quilômetros entre Palmas e Anápolis em funcionamento.

Serviços complementares do empreendimento precisariam ganhar um novo ritmo para atender ao cronograma de inauguração estabelecido pelo governo. "A Ferrovia Norte- Sul é uma obra muito importante para o país e nós estamos trabalhando para entregá-la o quanto antes, portanto, estamos verificando todos os problemas remanescentes existentes", disse o ministro. Os problemas citados pelo ministro seriam relativos a obras complementares como drenagem, tratamento ambiental e paludes que, conforme o ministro, devem ser feitos o mais rápido possível. "Nós esperamos que até o primeiro trimestre deste ano tenhamos condições de estar entregando o trecho de Palmas a Anápolis (GO), em funcionamento", disse.

Borges disse também que o período de chuvas é um entrave para o andamento do cronograma das obras. "Ocorreram muitas chuvas aqui na região, principalmente no mês de dezembro, e estas precipitações pluviométricas continuam em janeiro, mas, a medida que o tempo melhorar, é claro que as obras ficarão mais aceleradas", destacou.

Questionado sobre a qualidade dos trilhos utilizados na Norte-Sul, questão que vem sendo alvo de reportagens na mídia nacional, Borges disse que a qualidade do material utilizado foi testada e aprovada após verificação feita em consultoria. "Não há problema nenhum na qualidade dos trilhos. A Valec contratou uma empresa de consultoria exatamente para dirimir todas estas dúvidas e os trilhos estão implantados, têm qualidade e a Ferrovia vai funcionar a contento", frisou. Borges se disse satisfeito com o resultado da vistoria.

A comitiva foi recepcionada em Gurupi pelo prefeito do município, Laurez Moreira (PSB), acompanhado por secretários municipais. "O ministro conferiu o que ainda precisa ser feito e quais são os detalhes finais até a inauguração da obra, prevista para o próximo mês de março. Quis saber como está o andamento já que a obra caminha para fase final", disse Moreira. Em julho de 2012, foi aberto edital licitatório para arrendamento de cinco dos onze lotes do pátio multimodal em Gurupi.

Fonte: Jornal do Tocantins / Usuport - Adaptado pelo Site da Logística.


 

Voltar