Inaugurada ferrovia de alta velocidade mais longa do mundo.

27-12-2012 21:51

A ferrovia de alta velocidade mais longa do mundo, que atravessa mais da metade da China, iniciou suas operações na quarta-feira, consolidando a ambição de desenvolvimento de ferrovias de alta velocidade do país.

Dois trens partiram de estações em Beijing e Guangzhou às 9h e 10h, respectivamente, para marcar a inauguração da linha de 2.298 quilômetros.

Com uma velocidade média de 300 quilômetros por hora, a nova linha ferroviária reduz o tempo de viagem entre a capital do país, Beijing e a metrópole do sul Guangzhou de mais de 20 horas para aproximadamente oito.

Um total de 155 pares de trens viajará na nova ferrovia a cada dia, e haverá horários alternativos nos finais de semana e horários de pico de viagens, de acordo com o Ministério das Ferrovias.

"A abertura da ferrovia de alta velocidade Beijing-Guangzhou significa que a rede de ferrovias de alta velocidade da China começou a tomar forma", disse Zhou Li, diretor-geral de ciência e tecnologia do ministério.

Com a abertura da ferrovia de alta velocidade Beijing-Guangzhou, a China agora tem mais de 9,3 mil quilômetros de ferrovias de alta velocidade em operação.

O país visa criar uma rede de ferrovias de alta velocidade com quatro linhas-tronco ligando leste e oeste e quatro ligando norte e sul com uma extensão total de operação de mais de 120 mil quilômetros até 2020, de acordo com os planos do governo.

Fonte: Embaixada da República Popular da China no Brasil / Usuport - Adaptado pelo Site da Logística.

 

Voltar