Estrangeiro que investir em infraestrutura terá garantias.

27-08-2012 19:36

Bernardo Figueiredo, presidente da nova estatal EPL (Empresa de Planejamento e Logística afirmou que o governo brasileiro pretende fornecer garantias para investidores estrangeiros para garantir que uma série de grandes projetos de infraestrutura sejam concluídos.
“Nós queremos uma ampla participação de construtoras estrangeiras para garantir um ambiente competitivo”, disse Figueiredo. A criação da EPL foi anunciada pelo governo este mês, para gerir concessões e parcerias público-privadas para mais de 20 projetos diferentes em todo o País. Além de ferrovias e rodovias, a companhia também vai gerenciar projetos de portos, aeroportos e hidrovias.

Segundo Figueiredo, os novos projetos de portos e aeroportos serão anunciados no mês que vem, incluindo planos para aeroportos de pequeno e médio porte. De acordo com ele, as garantias financeiras para os projetos já anunciados, estimados em R$ 133 bilhões nos próximos 25 anos, serão fornecidas por meio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), com apoio do Tesouro Nacional. Os empréstimos serão feito com base na taxa de juros de longo prazo (TJLP), acrescida de 1,5 ponto porcentual.

De acordo com o presidente da EPL, com as garantias o Brasil espera interromper o histórico de atrair um baixo interesse dos investidores estrangeiros nos projetos de infraestrutura. “No passado, o principal obstáculo para atrair o investimento estrangeiro era o ‘risco de demanda’. Com o novo plano, se a renda com as operações não cobrir os custos de construção, o governo vai cobri-los”, afirmou.

Fonte: Guia Marítimo - Adaptado pelo Site da Logística.

 

 

Voltar