Especial infraestrutura aponta sérios gargalos a serem solucionados no Brasil.

23-03-2016 11:34

O Guia Marítimo mostra os caminhos da infraestrutura na logística brasileira apesar do desânimo, a desaprovação e a preocupação dos players do setor

Assunto recorrente no setor, os problemas decorrentes das falhas na Infraestrutura brasileira parecem ser o tema mais unânime entre os players do mercado, além de outros, que precisam de urgente mudança. Por isso, o Guia Marítimo trouxe mais um especial, o de Infraestrutura. Nós, que estamos trabalhando fortemente na elaboração do Guia Portuário 2016, que será lançado na Feira Intermodal, conversamos com diversos players do setor, entre portos, aeroportos, associações, empresas ferroviárias, terminais, entre outros, para saber: até que ponto a falta de infraestrutura afeta a competitividade brasileira?


O resultado, como aponta o diretor executivo e CEO da Abol, Carlos César Meireles, é de “uma disfunção estrutural, que não soma, não orienta e traz apenas insegurança jurídica enquanto os marcos regulatórios do setor veem-se confusos”.
Além dele, representantes de outros setores falaram sobre o “custo na ineficiência logística” e do cenário recessivo da economia “com brutal queda de demanda, agravado pela queda de preço dos produtos e por uma insegurança de investimento hiperbolizada pela crise política”, como apontou Edson Carillo, vice presidente da Abralog.


A importância da integração não só dos modais, mas também das entidades foi outro fator citado como essencial “para gerar capacidade e reaquecer a movimentação do setor ferroviário”, como destacou o presidente da ONG FerroFrente, José Manoel Ferreira Gonçalves. Com um final de 2015 conturbado e um começo de 2016 caótico, o Brasil se junta hoje não só para solucionar os problemas na matriz de transportes brasileira, mas para reequilibrar a economia como um todo.


Para você conferir esses e outros pontos essenciais para o desenvolvimento do setor de logística no Brasil e no mundo acesse o Especial Guia Marítimo: Infraestrutura.

Fonte: Guia Marítimo / Usuport - Adaptado pelo Site da Logística.

 

Voltar