China proíbe meganavios em seus portos.

03-02-2012 20:11

O governo chinês não permitirá mais que navios gigantes atraquem em seus portos. Segundo comunicado do Ministério do Transporte do País, a capacidade máxima dos navios será mantida em 300 mil toneladas. A determinação azeda os planos da mineradora Vale de utilizar seus supercargueiros para suprir seu principal mercado de minério de ferro. Os navios da Vale podem carregar até 400 mil toneladas.

Antes, os navios que excediam a capacidade permitida eram avaliados caso a caso, mas o ministério informou, em um comunicado, que navios cargueiros e petroleiros gigantes estão proibidos, medida que entra em vigor imediatamente.

O comunicado foi publicado apenas um mês depois de a Vale tentar descarregar o navio Berge Everest, que levava 388 mil toneladas de minério de ferro, no porto de Dalian. O desembarque gerou protestos da influente associação chinesa de armadores (China Shipowners Association), que tem ativamente pedido que Pequim barre os navios gigantes da Vale. O vice-presidente executivo da associação de armadores, Zhang Shouguo, é ex-vice-diretor da divisão de transporte marítimo do Ministério do Transporte.

Fontes da indústria disseram que a entrada do Berge Everest no porto de Dalian provavelmente ocorreu por uma falha burocrática, uma vez que essas permissões podiam ser emitidas por autoridades das províncias.

O Ministério do Transporte chinês admitiu que sua decisão de proibir navios gigantes também decorre da crise que assola a indústria de navegação do País. Com a desaceleração econômica global, a demanda por embarcações e o custo do frete marítimo caíram, prejudicando fabricantes e operadores de navios chineses. 

A frota dos supercargueiros da Vale, mais competitivos que outras embarcações, está ampliando sua atuação no mercado justamente neste momento ruim do setor, alimentando o lobby contrário chinês. A China Shipowners Association e as siderúrgicas disseram que a frota da Vale pode ser um "Cavalo de Troia", que permitiria à mineradora monopolizar os mercados de minério de ferro às custas da China.

Com Pequim mantendo seus portos fechados aos Valemax, como são chamados os megacargueiros, a mineradora terá de depender do transporte mais caro feito por embarcações que fazem o transbordo da carga em outros países na região para abastecer o maior consumidor de minério de ferro. Procurada, a Vale não quis comentar o tema. Mas uma fonte na companhia familiarizada com a situação disse à Reuters que a Vale ainda buscava uma confirmação diretamente com o governo chinês da proibição dos meganavios. 

Caso a proibição se mantenha, a alternativa da Vale será atracar os navios em países como Filipinas e Malásia. O primeiro passo para isso já foi dado. O navio Ore Fabrica, o maior navio de armazenagem do mundo, atracou na Filipinas anteontem. Ele servirá como plataforma para transferir minério de ferro dos Valemaxes para navios menores, que seguirão para a China.

Fonte: Advivo / Usuport - Adaptado pelo Site da Logística.

 

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