Balanço do PAC 2 aponta mais de 3 mil km de estrada de ferro em construção.

08-03-2012 19:23

Até dezembro de 2011, a segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) tinha mais de 3 mil quilômetros (km) de estradas de ferro sendo construídas. Desse total, 1.298 km são referentes à Ferrovia Norte-Sul; 874 km à Nova Transnordestina; e 294 km à Ferronorte. Além disso, foram concluídos 71 quilômetros (km) de um lote do trecho sul da Ferrovia Norte-Sul, entre os pátios de Santa Isabel e de Jaraguá, no trecho entre Uruaçu e Anápolis, em Goiás.

Na avaliação do governo federal, as três concessões de aeroportos (Guarulhos e Campinas, em São Paulo, além do aeroporto de Brasília) obtiveram "resultado acima do esperado". O contrato de concessão do aeroporto de São Gonçalo do Amarante (RN) foi assinado em novembro do ano passado. Com essas quatro concessões, o governo espera um total de R$ 16,7 bilhões em investimentos.

O balanço destaca dez obras aeroportuárias. Entre elas, as de ampliação dos aeroportos de Vitória (ES), Goiânia (GO), Cuiabá (MT) e Porto Alegre (RS). Com essas intervenções, a capacidade dos aeroportos deverá aumentar em mais de 12 milhões de passageiros ao ano.

Fonte: Agência Brasil / Usuport - Adaptado pelo Site da Logística.

 

Voltar