Bahia supera São Paulo e é o 6º maior produtor de grãos do país.

16-08-2011 21:31

 

A Bahia vai colher este ano a maior safra de grãos da sua história, com uma produção de 7,3 milhões de toneladas, representando um crescimento de 10,9% em relação à safra anterior.

Com isso o estado vai se tornar o sexto maior produtor agrícola do país, participando com 4,5% da produção global e superando pela primeira vez o Estado de São Paulo, que vai colher uma safra de 6,9 milhões de toneladas. Na safra 2009/2010, a safra paulista foi de 7,0 milhões de toneladas contra 6,6 milhões colhidas em território baiano.

A safra de soja também será a maior da história, alcançando 3.5 milhões de toneladas, um crescimento de 12,8% em relação a 2010, apresentando rendimento médio recorde de 56 sacas /hectare. O município de Formosa do Rio Preto liderou o ranking de produtores, com 1,1 milhão de toneladas, 30% da produção estadual.

Os sojicultores baianos plantaram em 2011 uma área maior do que a do ano passado e foram favorecidos pela boa distribuição de chuvas ao longo do ciclo produtivo, resultando nessa supersafra.

A cotonicultura baiana também caminha para mais um recorde, registrando uma produção de 611 mil hectares de algodão em pluma, cerca de 50% superior ao ano passado e de 1.556.mil toneladas de algodão em caroço, um crescimento de 53%.

A Bahia é o segundo maior produtor do país de algodão, em pluma e em caroço, com destaque para o município de São Desidério que detém 46,5% da produção estadual. Os dados são do relatório de acompanhamento de safras da Conab - Companhia Nacional de Abastecimento.

Fonte: Bahia Econômica / Usuport - Adaptado pelo Site da Logística.

Voltar